Como fazer um hipercalórico caseiro?
Os suplementos hipercalóricos fazem toda a diferença no dia a dia de quem busca ganhar peso e massa muscular. E o interessante é que há tanto versões fabricadas por empresas famosas como opções naturais, que podem ser feitas por você na sua cozinha. Quer conhecer mais sobre hipercalóricos caseiros e industrializados? É só continuar a […]
Os suplementos hipercalóricos fazem toda a diferença no dia a dia de quem busca ganhar peso e massa muscular. E o interessante é que há tanto versões fabricadas por empresas famosas como opções naturais, que podem ser feitas por você na sua cozinha.
Quer conhecer mais sobre hipercalóricos caseiros e industrializados? É só continuar a leitura!
Quais são os principais ingredientes para hipercalórico caseiro?
Antes de entender melhor as receitas, vale a pena conferir quais são os ingredientes essenciais para um bom hipercalórico caseiro. Eles devem ser ricos em calorias, proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis.
É o caso da aveia, que é rica em carboidratos complexos e fibras. O leite convencional ou o vegetal vão servir como uma fonte de proteínas e calorias. Já a banana é um fruta que está presente constantemente nesse tipo de mix por vir com bastante potássio.
Outros ingredientes famosos em hipercalóricos caseiros são:
- Pasta de amendoim: rica em gorduras saudáveis e proteínas.
- Mel: fornece energia rápida e é uma ótima opção para adoçar.
- Sementes de chia ou linhaça: as duas adicionam fibras e ácidos graxos ômega-3 à receita.
- Proteína em pó: ideal para aumentar o teor de proteínas na receita.
Agora que você já conhece hipercalórico caseiro ingredientes, é chegada a hora de colocar a mão na massa.
Como fazer hipercalóricos em casa?
Quer conhecer a melhor receita de hipercalórico caseiro? A melhor de todas mesmo é algo que vai depender do gosto que cada um prefere, mas uma que vale a pena conhecer sem nenhuma dúvida é a versão caseira com aveia e banana.
Os ingredientes dela são:
1 xícara de aveia
2 bananas maduras
2 colheres de sopa de pasta de amendoim
1 colher de sopa de mel
2 xícaras de leite integral ou vegetal
Para preparar, o primeiro passo é colocar tudo no liquidificador, menos o leite. Isso porque o líquido vai ser posto aos poucos enquanto tudo é batido. A ideia é que a mistura fique bem distribuída por igual.
Dá para consumir imediatamente, mas essa mistura fica ainda melhor bem geladinha. Para isso, é só colocar na geladeira por duas horas.
Outras opções de hipercalórico caseiro
Se você quer fazer hipercalórico caseiro em pó, também é possível. Ele pode ser preparado em maior quantidade e armazenado para uso posterior.
Para criar esse produto, você vai precisar de:
2 xícaras de aveia em flocos finos
1 xícara de leite em pó desnatado
1 xícara de proteína em pó
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de amêndoas moídas
Em um processador de alimentos, triture a aveia até obter uma farinha fina. Depois, misture todos os ingredientes em uma tigela grande até ficarem bem combinados. Armazene esse mix em um recipiente bem fechado.
Para preparar o shake, adicione 2 ou 3 colheres de sopa a um copo de leite ou água e mexa bem.
Hipercalórico caseiro com leite de coco e frutas secas
Outra opção deliciosa para quem quer fazer um hipercalórico caseiro sem whey ou outro suplemento é a versão com leite de coco e frutas secas.
Os ingredientes são:
1 xícara de leite de coco
1 banana
1/2 xícara de aveia
1/4 xícara de uvas-passas
1 colher de sopa de pasta de amendoim
Para preparar, é extremamente simples: é só colocar tudo no liquidificador e bater até ficar bem misturado. Pode servir imediatamente.
Quer um hipercalórico caseiro barato e prático? Uma opção supernutritiva e econômica é feita com 5 alimentos básicos:
1 xícara de arroz cozido
1/2 xícara de feijão cozido
1 banana
1 colher de sopa de mel
1 xícara de leite
Assim como no caso anterior, é só colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater até ficar bem misturado e então servir.
Vantagens de escolher suplementos hipercalóricos prontos
Embora preparar um hipercalórico caseiro tenha suas vantagens, como o controle sobre os ingredientes e o custo reduzido, há também benefícios significativos em optar por suplementos fabricados.
Por exemplo, eles são extremamente convenientes porque tendem a durar bastante. E é conveniente porque economiza o seu tempo ao vir pronto.
Além disso, não é possível ignorar que as medidas de nutrientes dele são precisas. Eles geralmente contam com uma combinação bem calculada de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. É um detalhe que assegura que o seu corpo está recebendo tudo o que precisa para apoiar o ganho de peso e a construção dos músculos.
Outro detalhe é que, ao fazer um hipercalórico caseiro, pode ser difícil garantir a consistência da qualidade em cada preparação. Por outro lado, os suplementos prontos são produzidos em ambientes controlados, o que faz com que cada porção tenha a mesma qualidade e eficácia.
Por fim, por mais que seja possível usar ingredientes variados eventualmente, eles costumam se repetir um pouco nas versões caseiras. Isso faz com que o gosto não mude muito. Já no caso dos modelos de marcas famosas, há uma variedade enorme.
Pode combinar hipercalórico caseiro com outros suplementos?
A combinação de diferentes tipos de suplementos a fim de alcançar resultados variados é algo que acontece muitas vezes. Isso ocorre em especial entre atletas profissionais ou quem malha com bastante frequência e busca atingir um alto desempenho.
No entanto, se você precisa de produtos variados para dar mais energia para os treinos, ganhar massa muscular e recuperar o corpo após as atividades físicas, pode ser mais interessante investir em modelos prontos de fábrica.
Os suplementos caseiros são feitos com muitos elementos diversos e cada um vai ser utilizado em uma medida que muda eventualmente, mesmo se você tentar seguir a mesma receita da maneira correta. Por exemplo, ainda que use sempre uma xícara de aveia, a marca e o tipo desse alimento tendem a alterar um pouco os benefícios do ingrediente.
Já os tipos fabricados, como caseína, whey protein, creatina e BCAA, contam com substâncias bem definidas e quantificadas, tudo calculado em laboratórios especializados. Assim, fica mais fácil obter o que se espera de modo saudável.
Se decidiu não usar um hipercalórico caseiro para ganhar peso e quer algo com garantia profissional, há uma grande variedade de suplementos à disposição na Netshoes. Aproveite para conferir!